Por uma Voyageurs Cup democrática

Resultado de imagem para oakville blue devils vs blainville
Torcedores do AS Blainville na primeira partida da Canadian Championship de 2018 contra o
Oakville Blue Devils, a primeira oficial entre os times das duas maiores ligas semi-profissionais do Canadá.
Foto: Zimages

Por: Diego Dantas

O ano de 2019 já é um marco para história super centenária do futebol canadense. A seleção terá uma agenda praticamente lotada com as disputas da Copa Ouro, Liga das Nações, além da Copa do Mundo de futebol feminina. Entre os clubes, foi dada a largada na tão esperada Canadian Premier League que tem atraído bons públicos aos estádios junto a vinda da maior edição da história do Campeonato Canadense, a popular Voyageurs Cup - Copa dos Viajantes, em tradução livre - com treze participantes. 

Mas será que não poderia caber mais equipes na copa mais democrática do país? Afinal, se trata do único atalho canadiano para a Liga dos Campeões da Concacaf e possibilidade única de confronto entre times profissionais e semi-pros como tivemos no embate entre Ottawa Fury e AS Blainville em 2018.

Em um breve exercício de imaginação, simulei como seria uma CanChamp de 2019, adicionando aos participantes da edição atual, as equipes canadenses vigentes na United Soccer League 2 (antiga Premier Development League, equivalente a quarta divisão estadunidense) e o último campeão do Challenge Trophy, torneio que engloba os campeões amadores de cada província do país, exceto Nunavut que não possui um campeonato local, algo equivalente a FA Vase inglesa. Por não ser mais um campeonato sancionado pela CSA, neste exemplo não contém um time representante da Canadian Soccer League (Serbian White Eagles está perdendo tempo insistindo em jogar este campeonato).

Nesta simulação feita junto ao portal randomlists.com, a primeira fase da Voyageurs seria da seguinte maneira:

Grupo 1
FC Edmonton (CAN PL)
AS Blainville (PLSQ)
Valour FC (CAN PL)
TSS FC Rovers (USL 2)

Grupo 2
York 9 FC (CAN PL)
BC Tigers FC (CHALLENGE)
Forge FC (CAN PL)
Thunder Bay Chill (USL 2)

Grupo 3
Victoria Highlanders (USL 2)
WSA Winnipeg (USL 2)
Ottawa Fury (USLC)
Cavalry FC (CAN PL)

Grupo 4
Calgary Foothills (USL 2)
Pacific FC (CAN PL)
HFX Wanderers (CAN PL)
Vaughan Azzurri (L1O)

Com esta divisão, o trio da MLS obviamente entraria na segunda fase, aguardando os campeões de cada fase junto do melhor segundo colocado. Em uma livre simulação, ficaria aproximadamente desta forma (lembrando que por ser só uma simulação, não usei nenhum tipo de critério no sorteio):

Grupo 5
Toronto FC
Campeão do Grupo 1
Campeão do grupo 2
Campeão do grupo 3

Grupo 6
Impact de Montréal
Vancouver Whitecaps
Campeão do grupo 4
Melhor segundo colocado


Com os resultados da segunda fase, os dois melhores colocados de cada grupo se enfrentariam em semi finais de ida e volta, cada vencedor enfim, realizaria a grande final da "Batalha do Norte" como é chamada pelo próprio site da entidade máxima que rege o futebol canadense. Basicamente uma simulação, porém democrática para equipes de todos os níveis do país e incluindo equipes que - por enquanto - disputam apenas campeonatos organizados por federações estadunidenses. Tudo por uma Voyageurs mais democrática com direito de ser disputada por todos e para todos no extremo norte das Américas.
Share on Google Plus

About Lucas Brito

1 comentários: