Histórias: Joe Kennaway

 Um dos pioneiros a deixar o Canadá rumo a Europa, goleiro defendeu o Celtic por quase uma década

Joe Kennaway (nascido James T. Kennaway) foi um canadense natural de Montreal de filiação escocesa que teve uma carreira sólida como goleiro tanto na América do Norte quanto pelo Celtic da Escócia. Escolhido como melhor goleiro canadense nos primeiros 50 anos da Canadá Soccer, Kennaway também faz parte do Hall da Fama do futebol canadense. No início de sua carreira, atuava pelos flancos do campo de jogo porém uma lesão o "empurrou" para debaixo das traves, onde sua carreira seguiria a partir de então. Deu início a carreira em 1926 aos 19 anos, atuando pelo Montreal CPR, time da companhia ferroviária Canadian Pacific Railway. Nesta mesma época, defendeu a seleção canadense pela primeira e única vez, em derrota por 6-2 para os Estados Unidos em 6 de novembro de 1926.

Kennaway deixou a América do Norte para defender o Celtic nos anos 30. Foto: Reprodução/The Providence Journal

Logo após, rumou aos Estados Unidos para defender o Providence Clamdiggers, de Rhode Island que mudou de nome, mudando apenas o apelido para "Gold Bugs" e se sagrou campeão da antiga American Soccer Association Cup em 2019. Para a temporada seguinte, a equipe mudou-se de Providence, Rhode Island para Fall River, Massachusetts e tornou-se Fall River FC, com Kennaway ainda presente no elenco, que venceria amistosos contra os já tradicionais Vélez Sarsfield da Argentina por 5x2 e o próprio Celtic por 1-0. A partir desta partida, os Bhoys já começaram a prestar mais atenção no arqueiro, que viria a defender a equipe no futuro. Ainda em 1931, o Fall River FC que já vinha de outra cidade, optou por mudar de sede mais uma vez, se realocando em New Bedford, à 24 quilômetros da antiga sede. sob o nome de New Bedford Whalers, Kennaway também disputou algumas partidas, antes de enfim fechar contrato com o Celtic.

No segundo semestre de 1931, Kennaway acertava sua ida ao Celtic da Escócia, por onde passaria as próximas temporadas até o final de sua carreira. O guarda-metas chegou ao clube para suprir a lacuna deixada pelo então titular John Thomson, morto acidentalmente numa partida contra o Rangers. Em pleno feriado de halloween, Kennaway faria sua estréia pelos Bhoys num empate por 2x2 contra o Motherwell na liga escocesa. A partir daí foram oito temporadas consecutivas defendendo o Celtic, com os títulos da liga em 1936 e 1938, além das copas nacionais em 1933 e 1937, sendo o terceiro goleiro com mais partidas pelo clube, totalizando 295 jogos pelo lado católico de Glasgow até 1939, quando deixou o clube devido a Segunda Guerra Mundial. Até hoje, é um dos canadenses que mais defenderam uma única equipe europeia. Pelo Celtic, Kennaway ainda defenderia a seleção escocesa em partida contra a Áustria em 1933, além de disputar algumas partidas por um selecionado da liga escocesa durante dos anos 30. Também há relatos que ele também já defendeu os Estados Unidos porém sem muitas provas sobre, uma vez que ele só se tornou cidadão norte-americano em 1948. 

Após deixar os gramados, Kennaway se estabeleceu em Rhode Island junto de sua esposa Loretta, que era nascida no estado. Entre os anos 40 e 50, Kennaway foi treinador do Brown Bears, time de futebol da Brown University em Providence, mesma cidade por onde atuara antes de partir para o futebol europeu. Em 1969, Kennaway viria a falecer aos 62 anos e em 2000, foi introduzido no Hall da Fama do futebol canadense, além de ser sido lembrado na seleção dos 50 primeiros anos da Canada Soccer, durante as celebrações do centenário da entidade em 2012.



FICHA TÉCNICA
Nome: James T. Kennaway
Nascimento: 25 de janeiro de 1907, em Montreal, Quebec
Falecimento: 7 de março de 1969, em Johnston, Rhode Island, Estados Unidos
Posição: Goleiro
Clubes: Montréal CPR (1926), Providence Clamdiggers/Providence Gold Bugs (1927-1930), Fall River FC (1931), New Bedford Whalers (1931), Celtic (1931-1939)
Share on Google Plus

About Diego C. Dantas

0 comentários:

Postar um comentário