As Eliminatórias da Concacaf para a Copa do Mundo de 2022 no Catar estão prestes a começar, então a equipe da CanPL Brasil decidiu fazer um guia para que você possa ficar por dentro do caminho do Canadá rumo ao Catar.
Para começar já iremos adiantar que essa será a Eliminatória mais disputada da Concacaf em todos os tempos, com México e Estados Unidos se afirmando, seleções tradicionais se mantendo competitivas e com diversas seleções intermediárias mais fortes do que nunca, é algo jamais antes visto na Concacaf. Dezenas de jogadores que irão desfilar nos gramados pelo continente jogam nas principais ligas da Europa, inclusive dois deles finalistas da última edição da UEFA Champions League.
Qual é o formato das Eliminatórias da Concacaf?
Uma mudança no formato em 2019 gerou enorme polêmica na região, a Concacaf colocou a princípio para os 6 melhores times da região no Ranking da FIFA irem direto ao Hexagonal e todos os outros brigarem apenas por uma vaga na repescagem. O regulamento não foi bem aceito, mas estava tudo previsto para acontecer como havia sido programado até que a pandemia veio. Com a pandemia tiveram que mudar o formato para algo bastante diferente e o famoso Hexagonal virou Octogonal.
Foto: Divulgação/FIFA |
As cinco melhores seleções da Concacaf no Ranking da FIFA já estão confirmadas no novo Octogonal: México, Estados Unidos, Costa Rica, Jamaica e Honduras. Deixando as outras 30 nações disputando as três vagas restantes na fase decisiva.
Foto: Divulgação/FIFA |
As 30 seleções foram divididas em 6 grupos de 5. Apenas o vencedor de cada grupo avança à segunda fase. Nela, as classificadas enfrentarão seu oponente em uma eliminatória de ida e volta e os vencedores jogarão o Octogonal que começará em Setembro deste mesmo ano.
Os Cartões Postais do Grupo B
Preparamos um guia completo para você conhecer as seleções que vão concorrer com o Canadá pela liderança do grupo e o consequente avanço à Segunda Fase. Só precisa clicar na bandeira para ter acesso ao guia da respectiva seleção.
Paraísos e Bom Futebol: O Grupo B das Eliminatórias
As belíssimas Ilhas Cayman |
O grupo da morte, o mais temido. Nesse grupo estão alguns dos melhores jogadores da Concacaf e três das seleções que mais cresceram na região nos últimos anos. Alphonso Davies e Sheraldo Becker já protagonizaram um duelo excepcional na Bundesliga, agora é a vez desse duelo passar para as Eliminatórias. Não pisquem um segundo, pois esse grupo promete, e quem classificar aqui com certeza vai brigar forte pela vaga na Copa do Mundo.
A ilha de Aruba |
Os cenários paradisíacos em alguns desses países servirão para temperar ainda mais o grupo, que conta com jogadores de classe mundial. Canadá, Suriname e Bermudas vão brigar pela vaga que promete ser disputada até o último apito final do grupo, Aruba busca voltar a reencontrar com o bom futebol após conturbada Nations League e Ilhas Cayman quer continuar com o projeto de crescimento do esporte bretão no arquipélago.
O valor de mercado dos times do Grupo B
Tendo como base o Transfermarkt em Março de 2021, esses são os valores de mercado (em euros) do XI inicial base das seleções do Grupo B da Primeira Fase:
1. Canadá - 127,5 Milhões
2. Suriname - 11,1 Milhões
3. Bermudas - 4,5 Milhões
4. Aruba - 425 mil
5. Ilhas Cayman - 50 mil
3. Bermudas - 4,5 Milhões
4. Aruba - 425 mil
5. Ilhas Cayman - 50 mil
Uma Possível Revanche
A histórica vitória do Haiti sobre o Canadá em 2019 (Foto: Michael Wyke/AP) |
Em 2019 Canadá e Haiti protagonizaram um dos maiores jogos da história das Gold Cups, após abrir 2x0 no primeiro tempo os canadenses sofreram a virada para os haitianos na segunda etapa. A partida ainda dá um nó na garganta dos Canucks e uma possível grande revanche é muito esperada.
Caso o Canadá vença seu grupo irá enfrentar o vencedor do Grupo E na Segunda Fase em jogo valendo uma vaga no Octogonal Final, essa partida provavelmente deverá ser contra o Haiti, que é o grande favorito do seu grupo. Se acontecer, com certeza será uma das melhores partidas das Eliminatórias.
As duas seleções possuem laços, o Haiti tinha três jogadores nascidos no Canadá na sua convocação para aquela Copa Ouro e outros dois que foram contratados por clubes do Canadá ano passado. Já o Canadá tinha o Zachary Brault-Guillard, que é nascido no Haiti, e o Jonathan David que é filho de haitianos.
0 comentários:
Postar um comentário