O título esquecido da seleção canadense

Organizada pela antiga sub confederação norte-americana, a Nations Cup foi vencida pelo Canadá em 1990

A Copa das Nações da América do Norte foi um torneio de caráter sub-regional (equivalente a Copa do Leste Asiático ou o Superclássico das Américas entre Brasil e Argentina) que reunia as seleções da antiga North American Football Confederation e seus países membros eram o México, Canadá, os Estados Unidos e Cuba. Suas primeiras edições ocorreram em 1947 e 1949, ambas vencidas pelo México. O Canadá apesar de ser membro associativo, não disputou nenhuma das edições. Em 1961, a NAFC se juntou com a CCCF (federação que englobava América Central e Caribe) para enfim, formar a atual Concacaf.


Cartaz promovendo a Corona 3 Nations Cup. Foto: Divulgação


Em 1990, o torneio voltou a disputa após 41 anos de hiato, já com a presença do Canadá (país sede da edição) e rebatizado por "Corona 3 Nations Cup" por motivos de patrocinador. Cuba, por ter sido "realocada" ao Caribe de acordo com a sub-divisão da Concacaf já não fazia mais parte da Zona Norte Americana. Todos os jogos da Copa foram disputados no Swangard Stadium, em Burnaby, cidade-sede da EA Vancouver responsável por várias franquias de esportes da EA Games.

Enquanto os Canucks contavam com os principais nomes da Canadian Soccer League, os Estados Unidos optaram por uma equipe B pois seu plantel principal focava em amistosos contra seleções europeias visando a Copa do Mundo e o México encontrava uma forma de "consolo" pois fora banido de disputar o Mundial de 1990 devido ao escândalo dos Cachirules.

A seguir, veja a lista canadense convocada por Tony Waiters:

Goleiros: Craig Forrest (Ipswich Town/ING), Paul Dolan (Vancouver 86ers) e Sven Habermann (Hamilton Steelers);

Defensores: Ian Bridge (Victoria Vistas), Patrick Diotte (Supra de Montréal), Peter Gilfillan (Kitchener Spirit), Colin Miller (Hamilton Academical/ESC), Randy Samuel (Fortuna Sittard/HOL), Peter Sarantopoulos (North York Rockets) e Frank Yallop (Ipswich Town/ING);

Meio de campo: Jim Easton (Vancouver 86ers), John Fitzgerald (Toronto Blizzard), John Limniatis (Aris Tessaloniki FC/GRE), Jamie Lowery (Vancouver 86ers) e Mike Sweeney (Boston Bolts/EUA)

Atacantes: John Catliff (Vancouver 86ers), Nick Gilbert (Toronto Blizzard) e Doug Muirhead (Vancouver 86ers)

Boa parte do elenco esteve presente tanto nas Olimpíadas de 1984 quanto na Copa do Mundo de 1986. Alguns destes nomes ainda apareceriam constantemente na seleção durante os anos noventa como Craig Forrest, Randy Samuel e John Limniatis. Outro destaque é na quantidade de atletas lembrados por Waiters do Vancouver 86ers (o atual Vancouver Whitecaps da MLS), que se sagraria tri-campeão canadense naquela temporada.

Canadá e Estados Unidos inauguraram a competição em 6 de maio de 1990 com triunfo canadense por 1-0, gol de John Catliff. Alguns dias após em 10 de maio, foi a vez do México debutar na competição ao vencer os americanos também pelo placar mínimo com gol de Luis Flores. A derradeira partida entre canadenses e mexicanos no dia 13 de maio foi vencida pelos donos da casa em 13 de maio com por dois tentos a um, sendo Catliff indo as redes em duas oportunidades e Luis Flores mais uma vez deixando sua marca no campeonato. Ao final, o Canadá saiu campeão do triangular ao vencer suas duas partidas, enquanto México ficou em segundo lugar e os Yankees, acabaram na última colocação.

A Nations Cup ainda seria disputada em 1991 nos Estados Unidos, porém a falta de interesse do público local e desta vez o México enviar uma equipe reserva, fez com que o torneio se tornasse um fiasco em termos de público, sendo esta a última edição organizada entre as seleções.

A seguir, segue as fichas dos jogos do Canadá na edição de 1990 da Nations Cup:

CANADÁ 1 - 0 Estados Unidos
06/05/1990 ás 13h30 (horário local)
Swangard Stadium em Burnaby, BC
Público: 4.112 espectadores
Gols: Catliff, aos 34 do primeiro tempo.
Canadá: Forrest; Yallop, Bridge, Sarantopoulos e Colin Miller; Easton (Lowery 71') Limniatis, Sweeney e Fitzgerald; Catliff (Muirhead 79') e Gilbert. Técnico: Tony Waiters

CANADÁ 2 - 1 México
13/05/1990 ás 13h30 (horário local)
Swangard Stadium em Burnaby, BC
Público: 4.782 espectadores
Gols: Catliff, aos 16 do primeiro tempo e aos 42 do segundo tempo; Luis Flores aos 20 do segundo tempo.
Canadá: Forrest; Yallop, Randy Samuel, Bridge (Sarantopoulos 46') e Colin Miller; Easton, Limniatis, Sweeney e Fitzgerald (Muirhead 71'), Catliff e Gilbert. Técnico: Tony Waiters
Share on Google Plus

About Diego C. Dantas

0 comentários:

Postar um comentário