Quem estará na CanPL? #01 - Halifax

Hoje começaremos nosso especial para que você conheça um pouco das cidades favoritas para receber franquias no novo campeonato canadense de futebol profissional (vulgo Canadian Premier League). No "Quem estará na CanPL?" iremos falar um pouco sobre cada cidade, seu projeto, a cultura do futebol no local e entrevistar um morador local para saber como está a expectativa com a criação da franquia e da liga. Hoje iremos começar com Halifax.

A Cidade

Resultado de imagem para halifax
A belíssima cidade de Halifax
Halifax é a capital da província canadense Nova Scotia. A cidade possui uma população de cerca de 418.000 habitantes, concentrando aproximadamente 40% da população da província. É um importante centro portuário do Canadá.

Halifax é o principal centro econômico na região do Atlântico canadense com uma grande concentração de serviços governamentais e empresas do setor privado. Os principais empregadores e geradores econômicos incluem o Departamento de Defesa Nacional, a Universidade Dalhousie, a Universidade de Saint Mary, o Halifax Shipyard, o Scotiabank e o Porto de Halifax. A cidade foi classificada pela revista MoneySense como o quarto melhor lugar para se viver no Canadá.

O Projeto

O presidente da Sports & Entertainment Atlantic, Derek Martin, revelou em Dezembro de 2016 que tinha um projeto de criar uma franquia na cidade de Halifax para participar da Canadian Premier League. Naquela época, Martin, cuja empresa é uma operação de promoção esportiva com sede em Halifax, discutiu os planos gerais do projeto.

Os destaques foram a construção de um novo estádio temporário com a capacidade para 8.000 pessoas e o objetivo de começar a jogar na CanPL logo em 2018. Ele disse que espera que a estrutura possa ser construída no Halifax Wanderers Grounds, financiado pela franquia e pelo setor privado.

O nome do time está em votação no Twitter da empresa e Halifax Wanderers está ganhando a votação por enquanto. Clicando aqui você pode votar no seu nome preferido.

A reação com a possível criação de uma equipe de futebol profissional em Halifax foi bastante positiva na cidade. Para o proprietário em uma entrevista ao localxpress.ca, foi uma surpresa bastante agradável toda essa reação positiva e que ele não esperava que surgissem tantos fãs de futebol na cidade.

O mercado é grande, há uma abundância de potenciais investidores e patrocinadores, Halifax já recebeu grandes eventos antes e a cidade tem demonstrado seu apoio esportivo.

Para estar pronto e apto para disputar a Canadian Premier League já na sua primeira temporada em 2018 eles precisam de uma equipe confirmada em abril deste ano, já com um website oficial do time no ar. O que provavelmente deve ocorrer, então podemos esperar um anúncio oficial em breve.

A cultura do futebol em Halifax

Resultado de imagem para halifax soccer
Duelo entre Dartmouth United e Halifax City na Nova Scotia Soccer League em 2015


Halifax teve uma equipe de futebol profissional apenas em 1991, que durou somente um ano. Porém a cidade tem uma liga amadora municipal, chamada de Halifax Soccer League que não atrai muito o público local. Além de ter uma equipe na Nova Scotia Soccer League, o Halifax City. Mas, a cidade não tem franquias nas ligas esportivas mais importantes do país, por isso os moradores almejam muito a criação de uma franquia local, principalmente após tentativas falhadas de entrar para a CFL.

A criação de uma equipe lá é uma ótima visão já que não tem competição por entretenimento, o que vai atrair mais facilmente os fãs e fazer com que a franquia seja bem-sucedida nos seus anos iniciais.

Entrevista com os fãs locais

Click here to read the Q&A in English

Fizemos uma entrevista com o James Covey, morador da cidade de Halifax e que é um grande fã de futebol. Confira:

Quem é James? "James Covey nasceu em Halifax, Nova Scotia, onde vive até hoje, um fã de futebol desde a infância, está animado para ver os planos para a nova Canadian Premier League e para estar envolvido com o grupo de torcedores locais."

Lucas Brito (CanPL Brasil): O que você acha que a Canadian Premier League pode trazer de positivo ao futebol canadense?

James Covey: Duas coisas importantes:

A primeira é trazer o futebol de alto nível para mais cidades canadenses, permitindo que mais fãs experimentem o jogo pessoalmente. Apenas três cidades no Canadá têm clubes da MLS, por isso há um monte de cidades que não têm uma equipe de primeira classe para apoiar.

A segunda é proporcionar oportunidades para que os jogadores canadenses melhorem e se sobressaiam enquanto jogam em seu próprio país. A MLS não fez isso para nós.

Lucas Brito: Os moradores de Halifax estão empolgados com a criação da equipe de futebol?

James Covey: Os primeiros sinais são bons. Todos os meios de comunicação locais estão cobrindo esta história, e todos que eu pergunto estão realmente impressionados com a ideia de colocar um pequeno e acessível estádio no centro histórico da cidade. É um plano empolgante, mas também realista.

Lucas Brito: Como está a popularidade do futebol na Nova Scotia atualmente? 

James Covey: Existem cerca de 30.000 membros do Soccer Nova Scotia (A Nova Scotira tem 943.000 pessoas - 418.000 em Halifax), por isso há várias pessoas que jogam. Eu acho que há muitas razões para esperar que eles vão querer assistir jogos também. Isso nunca foi testado, exceto em 1991, quando, por apenas uma temporada, tivemos uma equipe na Canadian Soccer League - a liga só durou cinco anos (1987-92). Muito mudou desde então: há muito mais futebol facilmente disponível para assistir na TV (especialmente a English Premier League, bem como a MLS), há muito mais imigrantes e pessoas conectadas internacionalmente na cidade, e a geração mais jovem é muito mais conectada com o futebol.

Lucas Brito: Para você, qual é a importância da criação de uma equipe de futebol profissional para Halifax?

James Covey: Acho que seria um grande passo para nós. Se tiver sucesso no nível que esperamos, será a maior e mais importante equipe profissional que a cidade teve em qualquer esporte.

Lucas Brito: Você acredita que o Canadá pode se tornar uma potência mundial no futebol? Se sim, em quanto tempo?

James Covey: Eu não tenho certeza se nós podemos ser uma potência mundial, mas agora estamos sendo insuficientes, estamos no 120º lugar no mundo pela FIFA. Mas, com um sistema de desenvolvimento melhor, com uma liga própria e com uma Copa do Mundo na América do Norte em 2026, eu poderia ver-nos ser um top 50, de 15 para 20 anos a partir de agora.

Lucas Brito: Para encerrar deixe uma mensagem falando aos brasileiros porque eles devem apoiar a equipe de Halifax na CanPL.

James Covey: Sei que os brasileiros sabem como festejar, então faz mais sentido para vocês apoiarem uma equipe em uma das melhores cidades de festas do Canadá. Além disso, seremos a única equipe de futebol profissional norte-americana no fuso horário do Atlântico, que tem o mesmo horário da Amazônia!


Na sexta-feira iremos continuar nosso especial "Quem estará na CanPL?" com a cidade de Hamilton, ON. Fique ligado no nosso blog e siga nosso perfil do Twitter (@CanPLBrasil) para mais informações sobre a nova liga de futebol profissional no Canadá.
Share on Google Plus

About Lucas Brito

0 comentários:

Postar um comentário