Histórias: Kyle Bekker, o MVP da CPL



Kyle Edward Bekker nasceu em Oakville, ON, e começou sua carreira no futebol juvenil pelo Oakville Blue Stars, time da sua cidade natal, sendo bicampeão da Ontario Cup Championships, em 2004 e 2005, e campeão da National Championship em 2004. Em 2006 ele mudou de time e foi para o Mississauga Dixie Dominators, equipe de Mississauga, ON, onde ganhou a Ontario Cup de 2006 e 2007, ganhando também uma National Championship em 2006. Bekker se mostrava um jovem talentoso, e logo foi reconhecido pelo Sigma FC, equipe a qual ingressou posteriormente no mesmo ano de 2007. Em Março daquele ano ele, junto da equipe do Sigma, disputou 8 partidas contra times de base profissionais nos Paises Baixos. Com isso ele ganhou uma chance de fazer testes na base do Ajax, porém 6 semanas depois ele teve que retornar para o Canadá pois não lhe foi concedido um visto de trabalho europeu.

 

Voltando ao Canadá, com 18 anos, Bekker ajudou o Sigma FC a subir ao topo da Ontario Soccer League, onde jogou junto com Emery Welshman. Com 4 anos disputando a OSL, Bekker marcou 28 gols e distribuiu 35 assistências. Kyle acabou chamando a atenção dos famosos Colleges dos EUA, então ele ingressou no Boston College e durante seus 4 anos lá, Bekker foi um grande destaque, ganhando muitos prêmios individuais por seu bom desempenho, jogando 80 partidas, sendo titular em 79, marcando 17 gols e distribuindo 22 assistências. Bekker participou de treinos em 3 equipes da MLS entre 2011 e 2012, o Toronto FC, o Montreal Impact e o Seattle Sounders. Ainda em 2012, Kyle fez testes no Crystal Palace, da Inglaterra, porém voltou aos EUA para participar do Superdraft da MLS.

Kyle Bekker em campo pelo Toronto FC

Em 2013, Bekker foi draftado pelo Toronto FC, sendo o terceiro pick geral, reeditando sua dupla com Emery Welshman. Ele fez sua estreia pelo Toronto em Março daquele ano, numa derrota para o Vancouver Whitecaps, por 1-0. Sua passagem pelo Toronto durou apenas até 2014, fazendo 29 partidas e não marcando nenhum gol. Em 2015, Bekker se transferiu para o FC Dallas, do Texas, estreando pela equipe numa vitória contra o Sport Kansas City, por 3-1. Sua passagem pela equipe texana foi curta, saindo do time ainda em 2015, depois de apenas 8 jogos e nenhum gol. O Montreal Impact foi seu destino, após uma troca das equipes envolvendo o defensor Bakary Soumaré. Kyle ficou no Impact até 2016, disputando 21 partidas e marcando 2 gols.

Após 4 temporadas na MLS, Bekker assinou com o San Francisco Deltas, equipe da NASL, onde foi campeão do Soccer Bowl de 2017, ao lado de Dagoberto, na temporada inaugural do clube. Infelizmente ao fim da temporada, o SF Deltas encerrou suas atividades, deixando-o livre para procurar um novo clube. Pelo Deltas, Bekker disputou 32 partidas, marcou 4 gols e distribuiu 6 assistências, sendo um dos principais destaques da extinta equipe californiana. Em seguida, no ano de 2018, Bekker encontrou seu próximo clube, o North Carolina FC, equipe da USL. Kyle desempenhou um bom futebol em sua passagem pela equipe e era seu principal jogador, ao fim da mesma, ele acumulou 36 jogos, 7 gols marcados e 15 assistências distribuídas.

Bekker com a camisa da CANMNT

A carreira de Bekker pela CANMNT começou em 2005, quando Bekker foi convocado por Stephen Hart para um camp da seleção sub-15 do Canadá. Tempo depois, em 2011, Bekker era parte importante da CANM23, que disputaria o Pré-Olimpico para as Olimpiadas de Londres. Após falha em conseguir vaga nas Olimpiadas, Bekker ganhou sua primeira convocação para a CANMNT principal em 2013, fazendo sua estreia num amistoso contra a seleção Dinamarquesa, onde a CANMNT saiu derrotada por 0x4. Sua ultima aparição pela equipe principal canadense foi em 2017, num amistoso contra a seleção de Bermuda, onde o Canadá venceu por 4x2. Ao todo, sua carreira pela CANMNT conta com 18 jogos e nenhum gol marcado. 

E no final do ano de 2018, após as confirmações das equipes que disputariam a Canadian Premier League, Bekker foi anunciado como o primeiro reforço da equipe de Hamilton, ON, o Forge FC. Bekker disse que o desejo de começar por um novo clube em uma nova liga foi a motivação para a trasnferência. Logo depois, ele foi nomeado o primeiro capitão da história do Forge FC e reeditava novamente sua dupla com Emery Welshman. Na temporada inaugural, Bekker ajudou o Forge a conseguir sua primeira participação na Concacaf League, e com uma surpreendente campanha, o Forge parou apenas frente à grande equipe do Olimpia de Honduras. Mais tarde, o Forge conseguiu a classificação para a primeira grande final da Canadian Premier League, e com 2 vitórias por 1x0 nos dois jogos da final, o Forge de Bekker levantou o primeiro troféu da competição.


Então chegou o ano de 2020, que com a terrivel pandemia devido ao Covid-19, atrapalhou os planos para a CPL, que se revirou para poder prover sua segunda edição, que foi chamada de The Island Games. Numa competição reduzida, o poderio técnico do Forge liderado por Kyle Bekker, superou equipes bem montadas e conquistaram o seu segundo titulo da CPL, após um campeonato equilibrado, o Forge bateu o HFX na final por 2x0, temporada essa que finalmente coroou Bekker como seu MVP. Ainda em 2020, o Forge disputou novamente a Concacaf League, derrotando o modesto Limeño, de El Salvador, passando pelo tradicional Tauro, do Panamá, mas caindo de forma decepcionante para o Arcahaie, do Haiti, e ainda perdendo para o Marathón, de Honduras, partida onde Bekker acabou sendo expulso. Bekker em 2021 seguirá como jogador do Forge FC, clube onde ele já soma 49 partidas jogadas, 9 gols marcados e 5 assistências distribuidas, na temporada ele voltará a formar dupla com o meia Tristan Borges, os dois MVPs da CPL juntos brigarão por mais um título da Canadian Premier League e se espera uma disputa acirrada pelo prêmio de MVP em 2021.

Share on Google Plus

About Luiz Jardel

0 comentários:

Postar um comentário