O FC Edmonton está na UTI, e em estado gravíssimo

 O FC Edmonton está em uma crise gravíssima e já não parece mais haver remédio para salvar a equipe da sua extinção.

Foto: Divulgação/Canadian Premier League

O FC Edmonton é o único time da Canadian Premier League que já existia antes da liga ser criada, os irmãos Tom e Dave Fath fundaram o time em 2010 e por 7 temporadas jogaram na extinta North American Soccer League (NASL).

Nos seus anos de NASL a melhor campanha da equipe foi um terceiro lugar em 2016, com 15 vitórias em 32 jogos e um ano antes uma semifinal da Canadian Championship de tirar o fôlego contra o Vancouver Whitecaps, onde os Eddies foram eliminados aos 52' do segundo tempo no Clarke Stadium após ter empatado por 1-1 no BC Place e estar empatando a volta também pelo mesmo placar.

Porém nem todo esse "sucesso" dentro de campo era suficiente, a equipe já vinha com sérias dificuldades financeiras quando a NASL faliu no final de 2017, mas os irmãos Fath decidiram arriscar e dar um voto de confiança no projeto da CPL e migrou o time para a liga canadense que iniciaria em 2019.


Tom Fath em um evento dos Eddies em 2018 (Foto: Steven Sandor)


Na sua primeira temporada na CanPL o FC Edmonton ficou em quarto lugar na tabela geral e conseguiu manter uma média de público de 2.936 pessoas durante a temporada, menor que os 3.408 de 2017 na NASL, mas ainda no mesmo patamar. O surgimento de Easton Ongaro e o acordo milionário da Canadian Soccer Business com a MediaPro pareciam que iriam ajudar os Eddies a se sustentarem e se solidificarem nas temporadas futuras.

Porém, veio a pandemia e a temporada de 2020 foi um desastre, sem entradas financeiras e sem vencer nenhuma partida no ano o desânimo chegou com tudo na cidade. Em 2021 a média de público foi de apenas 961 pessoas e a dívida do clube subiu a patamares tão insustentáveis que os irmãos Fath largaram o time em Dezembro e ele passou a ser administrado pela Canadian Premier League em 2022.

Claro que a média de público baixa não foi o que mais pesou, o próprio Tom Fath disse que se a equipe vendesse todos os ingressos durante o ano ainda perderiam dinheiro. O time já tinha uma dívida grande vinda da época da NASL e essa dívida só crescia.

Algo que também chamou atenção foi que durante a partida entre Canadá e México em Edmonton que teve quase 50 mil pessoas no estádio, torcedores reclamavam que não tinha um time profissional de futebol em Edmonton, já que aquela atmosfera poderia existir toda semana. Ou seja, nem os próprios fãs de soccer na cidade conheciam o clube.

Em 2022 a equipe sobreviveu por aparelhos. Sem dinheiro para pagar os salários, os donos dos outros times da CanPL contratavam os jogadores que o Edmonton queria e emprestavam eles para o clube bancando os salários. No restante, quem banca a equipe é a CSB, ou seja, o dinheiro que as seleções canadenses ganham em premiações e vendas de ingressos é o que ajuda a bancar os Eddies, mas com toda a situação envolvendo a empresa e os jogadores da seleção canadense, é inviável que eles continuem suportando o time dessa maneira. Se o Edmonton não for vendido o mais rápido possível, será o fim do clube, e dessa vez para sempre.

Apesar de tudo ainda há interesse no clube

Alguns grupos de investidores, inclusive um formado por brasileiros, fizeram propostas para comprar o FC Edmonton durante esse ano, a maior delas foi de 1 milhão de dólares. Porém, a liga pede 9 milhões de dólares, e parece irredutível no patamar que acreditam que a equipe vale hoje.

Pessoalmente, é completamente inviável que alguém pague esse dinheiro todo para comprar um time que só vai perder dinheiro nos próximos anos e que as dívidas estão na casa dos 20 milhões de dólares, segundo informou o Northern Tribune. Ou a liga tira um coelho da cartola nas próximas semanas, ou continuará com oito times ano que vem, pelo visto não há outra opção.

Se o FC Edmonton realmente fechar as portas, não deve ser o fim do futebol na cidade para sempre, a sugestão que se tem é encerrar o time e vender os direitos da franquia para algum interessado em montar uma equipe em outro local do país, como o Quebec, por exemplo. O que faria algum grupo interessado em construir uma equipe em Edmonton fazê-lo sem o entrave das dívidas que está mergulhado o clube. Porém, isso não deve ser rápido, já que os irmãos Fath teriam que renunciar seus direitos de exclusividade de ter um time de Edmonton na CanPL.

Share on Google Plus

About Lucas Brito

0 comentários:

Postar um comentário