Últimas novidades sobre a CanPL

"O que vocês irão ver será uma liga muito maior e melhor do que o que vocês estão esperando." Essas foram palavras ditas pelo David Clanachan, renomado empresário escocês de 56 anos que deixou a presidência da maior rede de restaurantes do Canadá, a Tim Hortons, para se tornar o primeiro comissário da história da Canadian Premier League.

David Clanachan será o primeiro Comissário da CanPL (Foto: Darren Goldstein)

Junto com o anúncio do novo comissário da CanPL, que foi feito em meio a uma agitada e turbulenta semana no futebol canadense - grande parte devido a demissão de Octavio Zambrano e a mudança de John Herdman para o comando da seleção masculina - vieram várias novidades sobre a nova liga profissional de futebol do Canadá. E aqui contaremos um resumo de tudo o que rolou, confira:

O INÍCIO E OS PRIMEIROS TIMES:

A primeira temporada da liga irá começar em Abril de 2019, a expectativa é que 10 times irão disputar a liga nessa temporada, estes serão conhecidos a partir do próximo mês. As cidades de Hamilton e Winnipeg já tiveram a confirmação oficial que irão receber equipes na liga, outras 13 cidades mostraram interesse e oito entre elas serão escolhidas para receber as outras equipes fundadoras da CanPL.

Quatro cidades estão praticamente certas que irão ter equipes na primeira temporada, são elas: Halifax, Ottawa (Fury), Saskatoon e Calgary. As outras cidades interessadas em ter times na liga são: Surrey, Kitchener-Waterloo, Edmonton, Moncton, York Region, Mississauga, Regina e Québec City. As cidades que não entrarem em 2019 irão entrar nos anos seguintes.

INVESTIMENTO MILIONÁRIO:

Segundo informou Kurtis Larson, o investimento que será feito pela liga nos primeiros 10 anos será na casa dos 500 milhões de dólares.

CONCACAF CHAMPIONS LEAGUE:

"Esperamos que o campeão da CanPL ganhe uma vaga na Liga dos Campeões da CONCACAF. E nossas equipes irão jogar a Canadian Championship, isso pode levar a outra vaga." disse Clanachan.

Ele também afirmou que espera que as equipes da CanPL sejam o mais rápido possível competitivas com as equipes canadenses da MLS e com as equipes que enfrentarem na ConcaChampions.

TRÊS DIVISÕES:

Confirmando que a Canadian Premier League terá acesso e rebaixamento, Clanachan ainda acrescentou que o desejo dele é ter 3 divisões no futebol canadense.

"Eu gostaria de imaginar onde teremos uma Premier League, uma segunda divisão e uma terceira divisão. Eu diria, mais ou menos, que veremos cerca de 16 equipes na CanPL. Então, se outras comunidades quiserem se envolver, teremos outras divisões. Sou fã do sistema de acesso e rebaixamento. É o sistema que funciona em todo o mundo."

SISTEMA DE CLUBES INDEPENDENTES:

"Eu gosto da MLS. Sou fã do que fazem. Mas, a maneira como vejo nossa liga operar é muito diferente. Eu acho que a MLS tem feito muito bem, mas estamos olhando um estilo baseado em clubes independentes. Não estamos olhando para um sistema de franquia, estamos à procura de cada um dos nossos clubes para construir desde o início, e sabemos que é importante o que fazemos a nível comunitário.", disse Clanachan.

Confirmando o que havia sido rumorado meses atrás a Canadian Premier League não irá seguir o modelo de franquias das ligas americanas e sim o modelo normal de clubes independentes como é no restante do mundo.

PONTOS CORRIDOS E REGRAS DE ELENCO:

Segundo Clanachan a ideia é que a CanPL seja totalmente de pontos corridos, sem os famosos playoffs que acontecem nas ligas americanas. Além disso regras para número mínimo de jogadores canadenses escalados para um jogo existirão, mas os números ainda estão sendo analisados com cuidado. A liga também contará com um teto salarial nos primeiros anos, cujo valor será divulgado em breve.

Share on Google Plus

About Lucas Brito

1 comentários: