O FC Edmonton interrompeu suas atividades no futebol profissional de forma oficial ontem (24) e o Canadá a partir de hoje (25) passou a ter apenas 4 times profissionais em atividade. Mesmo assim as categorias de base da equipe irão continuar funcionando normalmente durante o próximo ano.
Mas, e agora? O que vai acontecer com o FC Edmonton? MLS? Praticamente impossível. USL? Muito improvável. CanPL? É sobre isso que iremos falar a partir de agora.
Segundo Fath, o principal motivo do fim da equipe é ela ter se tornado insustentável. Com a desvalorização do dólar canadense em relação ao americano, tornou-se muito mais caro viajar para os Estados Unidos, ainda mais quando a cidade mostrava um certo desinteresse com a NASL, pouquíssimas vezes durante esses 7 anos de clube o estádio lotou. E também precisava de uma ajuda maior de patrocínio, já que os Eddies jogavam há algum tempo sem nenhum patrocinador na camisa.
"Esta foi uma decisão triste que tivemos que tomar", disse Fath. "Mas, não foi uma decisão difícil. Quando você observa o fato de que o clube não era sustentável, foi uma decisão fácil de tomar. Uma decisão triste, mas fácil."
A Canadian Premier League começará no ano de 2019, até lá, para que possamos ver o FC Edmonton na liga, a cidade de Edmonton precisa provar que isso será sustentável, que tenha públicos e patrocínios melhores.
Fath está entusiasmado com a CanPL e ele, assim como todos os fãs do futebol canadense, gostariam de ver o FC Edmonton jogando a competição: "Quanto à Canadian Premier League, adoro a ideia, acho que é importante para o Canadá. Mas o que precisamos é que seja sustentável. Precisamos ser sustentáveis. O que quer que façamos, não será na USL. E a NASL não é sustentável em Edmonton."
0 comentários:
Postar um comentário