Clubes canadenses nas Ligas de Futebol emergentes dos EUA


Nesse artigo abordaremos os clubes canadenses que atualmente ainda se aventuram nas ligas estadunidenses, mas não citaremos os 3 principais que disputam a MLS, e sim as equipes que jogam ligas de nível mais baixo na pirâmide do futebol dos EUA. Atualmente temos 4 clubes canadenses na USL League Two(Tier 4), liga que antes era chamada de Premier Development League(PDL), o Calgary Foothills FC, de Alberta, o FC Manitoba(antigo WSA Winnipeg), de Manitoba, o TSS Rovers, da British Columbia e o Thunder Bay Chill, de Ontario. Quando ainda era chamada de PDL, as equipes canadenses venceram a liga 4 vezes, a primeira com o Thunder Bay Chill, em 2008, a segunda com o Forest City London(que agora joga a L1 Ontario), em 2012, a terceira com K-W United(agora extinto), em 2015, e na última edição da PDL, com o Calgary Foothills se sagrando campeão, em 2018. Também temos uma equipe na UPSL(Tier 5), o Yukon Selects FC, do território de Yukon, mas que ainda não teve a oportunidade de estrear na liga devido a pandemia do novo Corona Vírus. 


O Yukon Selects, que manda seus jogos no F.H. Collins Stadium, em Whitehorse, capital de Yukon, é um clube semi-profissional fundado em 1998, para representar o território de Yukon nas Competições Nacionais de Futebol no Canadá. Ele disputou o Challenge Trophy, mais importante competição amadora do Canadá, por 7 vezes, entre 2000 e 2017. Também disputou o State Cup do Alaska, EUA, 6 vezes, e sendo campeão no ano de 1999. Então a equipe originalmente continuou a disputar as competições do Alaska, já que dificilmente equipes de outros lugares se arriscariam em ir jogar na capital de Yukon, Whitehorse. Em 2020, a equipe foi anunciada como participante da UPSL, jogando a The Last Frontier Division, divisão composta exclusivamente por equipes do Alaska, mas como dito anteriormente, ainda não pôde estrea na liga devido a pandemia do Covid-19.
O Vancouver TSS FC Rovers é uma equipe baseada em Burnaby, British Columbia, que manda seus jogos no Swangard Stadium, também em Burnaby, BC. O TSS foi fundado em 1997, como uma equipe amadora, e durou assim até 2016, quando adquiriu uma franquia para jogar a Premier Development League(PDL), estreando na liga em 2017. Desde então a equipe tem feito modestas campanhas na liga, que como dito anteriormente, agora se chama USL League Two. Nas 3 edições que disputaram não chegaram nos playoffs em nenhuma oportunidade, mas a equipe se destacou internamente nos cenário futebolístico da British Columbia por resgatar o sentimento "swangardiano", deixado pra trás pelo Whitecaps quando deixou de utilizar o Swangard Stadium. O Rovers também ajudou a desenvolver alguns prospectos do futebol canadense, principalmente de BC, nomes conhecidos na CPL, dentre eles Zach Verhoven, Joel Waterman e Jordan Haynes. Em 2018 a equipe inaugurou seu time feminino, e assinou com nomes bastante conhecidos do público, Jordyn Huitema e Julia Grosso. 
O Calgary Foothills FC é uma equipe baseada em Calgary, Alberta, e manda seus jogos no Foothills Composite High School, em Okotoks, AB. O Clube foi fundado em 1972, como uma equipe de juvenis, que realmente pode ser visto como seu principal trunfo, tendo um sistema entre as categorias sub15 e sub18 tanto feminino, quanto masculino, que já revelou nomes importantes como Owen Hargreaves e Kevin Mckenna. Antes de se tornar um time semi-profissional, o Foothills hospedou o Calgary Storm na disputa da PDL de 2001. Em 2014 o Foothills foi então lançado como time semi-profissional, disputando partidas amistosas contra equipes de universidades locais, FC Edmonton Reserva e o time sub-23 do Vancouver Whitecaps. Em 2015 a equipe estreou oficialmente na PDL e  em 2016 conseguiu vencer a sua conferência pela primeira vez. O grande ano do Foothills foi 2018, quando a equipe liderada por Tommy Wheeldon Jr. foi campeã da PDL derrotando o Reading United na grande final. Logo após, o Cavalry FC foi criado para disputar a CPL, e com isso Tommy Wheeldon Jr. foi escolhido para ser o Treinador da equipe. Tommy não poupou tempo e montou a equipe a partir da base do Foothills, jogadores como Pasquotti, Camargo, Northover, Zator e companhia deixaram o Foothills rumo a CPL. Mesmo desfigurados, o Foothills fez uma boa campanha na USL League Two de 2019, chegando as semifinais de conferência.

O FC Manitoba é uma equipe baseada em Winnipeg, Manitoba, que foi fundada em 2010, com o nome de WSA Winnipeg, o WSA é em referência ao World Soccer Academy, uma equipe focada em desenvolver jovens jogadores. Ela manda seus jogos no John Scouras Field, e disputa a USL League Two(antiga PDL) desde 2011. A equipe nunca teve uma campanha de destaque na liga, sempre sendo bem modesto em investimentos e futebol apresentado. No começo de 2020 o WSA Winnipeg foi comprado por um grupo de companhias e teve seu nome remanejado para FC Manitoba, porém a equipe ainda não teve a oportunidade de estrear com seu rebrand devido a paralisação da USL League Two por causa da pandemia do Covid-19. 

O Thunder Bay Chill, é uma equipe fundada no ano de 2000 e que tem suas operações na cidade de Thunder Bay, na província de Ontario. O time manda seus jogos no Fort William Stadium e disputa a USL League Two(antiga PDL) desde 2000, que os tornam a equipe canadense mais antiga na USL League Two, sendo a primeira franquia do Noroeste de Ontario. O Chill teve seu auge nos anos de 2007 e 2008, em 2007 eles venceram pela primeira vez o titulo da sua divisão(Heartland), e os levaram pela primeira vez aos playoffs, onde acabaram sendo derrotados na semifinal da conferência. Já em 2008 eles conseguiram um ano ainda melhor, a equipe de Thunder Bay conquistou sua divisão pela segunda vez, sua conferência pela primeira vez e se sagraram campeões da PDL. O Chill voltou a conquistar sua divisão outras 5 vezes, e conquistaram novamente sua conferência outras 4 vezes, mas não voltaram a ser campeões da PDL. Axel Sjoberg e Shaun Francis são dois dos jogadores mais conhecidos que passaram pela equipe, numa votação popular com a torcida da equipe, Dom Roberts foi considerado o principal jogador da história do Chill.







Share on Google Plus

About Luiz Jardel

1 comentários: