Os fãs do futebol canadense acabaram ficando um bom tempo sem ter notícias concretas sobre a Canadian Premier League e nesse período viram a MLS abrir seu escritório no Canadá, em Toronto, coincidentemente ou não, na mesma cidade onde está o escritório da CanPL e justo no ano que a liga foi oficializada. Mas, a espera por notícias acabou, ontem (6) após uma entrevista com o diretor da CanPL, Paul Beirne, temos várias novidades sobre a liga.
Clubes e Datas
Segundo Beirne, eles estão trabalhando com 10 grupos de investidores de diferentes cidades, literalmente de uma costa a outra do Canadá, que tem interesse em ter um time na liga, além claro dos grupos de Hamilton e Winnipeg que já estão oficialmente confirmados na CanPL. De acordo com ele, nos próximos 60-90 dias terá um anúncio oficial de quando será o primeiro pontapé inicial da história da liga e também sobre os clubes que irão disputar as 2 primeiras temporadas.
Estádios
Para Beirne, um dos desafios no Canadá é não ter muitos estádios e em algumas cidades candidatas, não ter nenhum que atenda os requisitos da Canadian Premier League. Por isso vários terão que ser construídos e com isso adiar a entrada de algumas equipes na liga. Porém, outras cidades tem estádios da Canadian Football League (CFL - A liga de futebol canadense, uma versão do futebol americano) e para ele esses estádios são grandes e perfeitos para a prática de futebol profissional e sempre que possível serão usados pelas equipes da CPL."Estamos construindo um plano em que diz que um clube será bem sucedido se tiver uma média de público superior a 5.000 pessoas nas duas primeiras temporadas. O número certo para as cidades menores é uma capacidade entre 8.000 e 12.000. Temos Hamilton e Winnipeg que terão mais de 20.000 de capacidade e eu acredito que eles vão conseguir excelentes públicos.", disse Paul Beirne.
Relação entre CanPL e MLS
"Nós somos a primeira divisão do Canadá e por isso não vamos ser uma liga de desenvolvimento de nenhuma outra. E vamos ser separados da MLS do mesmo jeito que o Campeonato Sueco não é uma liga de desenvolvimento do Campeonato Alemão.", afirmou Beirne.
Está bastante claro que não é nem um pouco do interesse da Canadian Premier League ter equipes Bs ou Cs de algum dos times canadenses da MLS, porém ele disse que se tem uma maneira de essas equipes ajudarem no desenvolvimento da CanPL é com empréstimos de jogadores. "Eles se importam com os jogadores canadenses e nós nos importamos com os jogadores canadenses. Se nós podemos nos acordar com isso, podemos achar um jeito de trabalhar juntos, mas não como uma liga de desenvolvimento para eles.", completou Beirne.
Acesso e Rebaixamento
Alguns meses atrás teve um rumor de que a CanPL estaria trabalhando para criar uma segunda divisão com acesso e rebaixamento entre elas e agora isso foi oficialmente confirmado pelo diretor Paul Beirne: "Estamos absolutamente comprometidos para sermos uma autêntica liga de futebol que tem várias divisões com movimentos de clubes entre essas divisões. Vamos ser um verdadeiro negócio."
Sei que ainda tá cedo mas na boa, só duas cidades confirmadas eu to achando é perigoso.
ResponderExcluir