O dia 6 de Maio de 2017 agora representa o início de uma nova era para o futebol canadense, um grande passo rumo ao objetivo de desenvolver o soccer no país da maple leaf. O Canadá vai finalmente ter a sua própria liga de futebol profissional. A associação de futebol do país sancionou oficialmente a Canadian Premier League, dando-lhe a aprovação para operar como primeira divisão do futebol canadense junto com a Major League Soccer, em um encontro anual dos membros da Canada Soccer Association (CSA) na cidade de Whistler na British Columbia.
O campeonato tem sido planejado desde 2012, mas esse planejamento se intensificou desde o começo do ano passado. Com o esporte em crescente no país, há um desejo de ver o futebol profissional em mais cidades e fazê-lo sem as restrições que se obtêm sendo parte de uma liga predominantemente estadunidense.
Agora, em vez de ter que lidar com as regras que são voltadas para as equipes americanas e suas necessidades, as equipes na CanPL vão começar a operar de uma forma que melhor beneficia o futebol canadense. Isso é especialmente importante quando se trata das regras do elenco e como eles desenvolvem os jogadores jovens.
O diretor da CanPL, Paul Beirne, junto com os donos do Hamilton Tiger-Cats e Winnipeg Blue Bombers no encontro da CSA hoje em Whistler (Foto: Divulgação/Twitter)
|
Além de aprovar a liga, também aprovaram dois grupos dos que estavam entre os 12 que concorrem as vagas nas primeiras temporadas da CanPL. São os de Hamilton e Winnipeg, essas duas cidades receberão franquias que serão administradas pelo Hamilton Tiger-Cats e o Winnipeg Blue Bombers respectivamente, ambas são franquias da Canadian Football League (CSL), a principal liga nacional de futebol canadense (versão canadense do futebol americano).
O restantes dos 10 grupos que concorrem às outras seis vagas para os primeiros dois anos da liga estão sobre análise da federação e os escolhidos serão divulgados oficialmente em breve pela CSA, os principais favoritos são Ottawa, Edmonton, Halifax e Calgary.
O ano em que acontecerá a primeira temporada da Canadian Premier League ainda não é certo, hoje no encontro foi discutido se ia começar após a Copa do Mundo em 2018 ou apenas no ano de 2019, como não chegou em um consenso terão outras reuniões em breve para decidir isso.
0 comentários:
Postar um comentário