Seleção canadense em mundiais da FIFA: parte 2

Alô amigos e seguidores da Canadian Premier League Brasil! Seguindo com a saga das participações canadenses em torneios da FIFA, falaremos sobre a equipe que disputou o mundial de futsal em 1989, na Holanda.



A Copa do Mundo de Futsal da FIFA de 1989. Foto: Reprodução/FIFA



Em 1989, a FIFA organizou pela primeira vez sua própria Copa do Mundo de futsal, uma vez que a competição até existia, mas sob a chancela da antiga Federação Internacional de Futebol de Salão, a Fifusa que organizou as edições de 1982 e 1985. Para a edição de 1989, por ser a primeira edição sob comando da FIFA, não houve eliminatórias, apenas convites para a disputa do torneio, sendo o Canadá obviamente uma das nações escolhidas. Nesta edição, muitos nomes do futebol de campo marcaram presença no torneio como Brian Laudrup pela Dinamarca, Tab Ramos pelos Estados Unidos, e o campeão mundial de clubes em 1981 pelo Flamengo, Adílio defendendo a seleção brasileira. Já sobre o time canadense, Bob Lenarduzzi convocou atletas em sua maioria experientes no futebol de campo, como Alex Bunbury (foto), Lyndon Hooper e o goleiro Paul Dolan, que também fez parte da equipe que disputara a Copa do Mundo de 1986, no México. 


O lendário Alex Bunbury também defendeu o Canadá no futsal. Foto: Reprodução/Canada Soccer



No sorteio, o Canadá caiu no grupo C junto de Japão, Argentina e Bélgica, que ficou com a quarta colocação geral no torneio. Nas duas primeiras partidas, derrotas por 3x0 e 2x1 para Bélgica e Argentina respectivamente mas na partida de despedida, vitória canadense com um convincente 6x2 pra cima da equipe japonesa com direito a gols de Alex Bunbury e Eddy Berdusco, futuros nomes frequentes nas convocações da CanMNT durante os anos 90.

Até os dias atuais, o Canadá jamais disputou a competição novamente, por um bom tempo sequer disputava o qualificatório da Concacaf, retornando somente a partir de 2012 e em 2016, por pouco não conseguiu a vaga para o mundial daquele ano sediado na Colômbia, ficando a um ponto da classificação. No próximo e último capítulo, falaremos sobre a Copa do Mundo de 2006, mas não o torneio da Alemanha e sim, o torneio de futebol de praia, sediado no Rio de Janeiro, no qual o Canadá não só voltou a pontuar como avançou as fases de mata-mata! Até a próxima!
Share on Google Plus

About Diego C. Dantas

0 comentários:

Postar um comentário