Torneio define o representante canadense na Liga dos Campeões da Concacaf
O Campeonato Canadense de 2020 finalmente tem data agendada para acontecer. De acordo com o colunista da TSN Kristian Jack, a previsão é de que Toronto e Forge se enfrentem em partida única, dia 20 de março no BMO Field. O campeão garante vaga na Concachampions de 2021, que tem previsão para iniciar em abril. O torneio, que é conhecido popularmente por por Voyageurs Cup - ou Coupe des Voyageurs em francês - foi diretamente afetado pela pandemia do novo coronavirus, pois pela primeira vez no modelo atual, apenas duas equipes estão na disputa da competição.
O regulamento original previa a participação de doze times: os três da Major League Soccer, sete da Canadian Premier League, além de AS Blainville e Master's FA, campeões de suas respectivas ligas provinciais em 2019. O Atlético Ottawa ficaria de fora, pois foi anunciada sua participação na CanPL após o regulamento da Voyageurs Cup para 2020 ser divulgado.
Em junho, o formato foi revisado com a participação de "apenas" as equipes da MLS e da Canadian Premier League, desta vez com a inclusão do Ottleti, numa espécie de eliminatória: os times da MLS disputavam entre si na temporada regular da MLS enquanto na CanPL, a vaga seria garantida para o campeão da temporada. Na MLS, o Toronto se saiu melhor nos confrontos diretos contra Vancouver Whitecaps e Impact de Montréal, enquanto o Forge garantiu o bi-campeonato da Canadian Premier League, ao bater o HFX Wanderers por 2x0 na final.
Vale lembrar que o Campeonato Canadense é o único torneio sancionado pela Canada Soccer que classifica para a Liga dos Campeões da Concacaf, uma vez que o campeão da Canadian Premier League só tem direito a vaga na Concacaf League e a MLS só dá vaga na competição continental para as equipes estadunidenses. Disputado originalmente desde 2002, como um troféu simbólico para o melhor time canadense em ligas americanas, o torneio passou a ser organizado pela Canada Soccer a partir de 2008, quando a Concacaf reformulou a Liga dos Campeões e o Canadá voltou a ter equipes representantes no torneio.
0 comentários:
Postar um comentário