O primeiro campeonato profissional do Canadá

 Competição que foi de fato o primeiro campeonato profissional do país durou poucos meses


O logotipo da Canadian Professional Soccer League. Imagem: Divulgação


Em 1983 a Canada Soccer organizou a Canadian Professional Soccer League, o que podemos afirmar que foi a primeira temporada de nível profissional do futebol canadense, ou "D1" como se fala no "populacho" da América do Norte. Ao contrário da consolidada North American Soccer League  (NASL), que tinha suas próprias regras, a CPSL contava com as regras padrões do jogo impostas pela FIFA. Na época, as principais equipes canadenses disputavam a NASL, como o Manic de Montreal, o Vancouver Whitecaps e o Toronto Blizzard enquanto os campeonatos "intra-canadianos" não passavam apenas de torneios regionais e/ou semi-profissionais (sem a sanção da CSA), com exceção da Challenge Trophy, disputada de modo amador. Seis equipes disputaram o campeonato, vindas das províncias de Alberta, Quebec e Ontario:

Calgary Mustangs (que não tem relação com o time de nome semelhante da USL 2004)

Edmonton Eagles

Hamilton Steelers (que disputaria ainda a CSL profissional anos mais tarde)

Missisauga Croatia (que na verdade era o Toronto Croatia)

Inter Montréal

Toronto Nationals

A bola passou a rolar a partir de 21 de maio de 1983 quando o Toronto Nationals recebeu o Inter Montréal e venceu por 2-1 em um Varsity Stadium com quase 4 mil espectadores, um publico que o autor desta publicação julga como interessante, se compararmos as médias de público da Canadian Premier League de 2019. Nas outras partidas da rodada inaugural, o Hamilton Steelers perdeu em casa para o Edmonton Eagles enquanto Missisauga Croatia e Calgary Mustangs não passaram do empate em 1-1.

Com o passar das rodadas, Edmonton Eagles, Hamilton Steelers e Inter Montreál eram as equipes mais regulares da primeira fase, tendo em vista seus desempenhos até o adiantamento precoce da fase de mata-mata. Precoce pois, ao final de junho, tanto Toronto Nationals quanto Inter Montreal abandonaram a liga. A equipe torontoniana anunciara abandono em 18 de junho, porém um novo grupo de investidores assumiu o time, renomeando-o como "Toronto", porém não duraram mais que uma partida (sob o novo nome, derrota para o Hamilton Steelers por 3-2 em 26 de junho) e o representante francofono da liga enfrentou graves problemas financeiros após Bob Laker (dono do clube) bancar um torneio amistoso internacional. Nomeado como "Bob Laker's Intercontinental Tournament", o clube convidou Olympique de Marselha e os italianos Udinese e Avelino para a disputa em Montréal. 

Tanto Toronto quanto Montréal não conseguiram novos donos e os demais clubes em consenso optaram por dar como encerrada a temporada regular e partir imediatamente para os play-offs, que seriam semi-finais em sistema melhor de 3. Enquanto Edmonton e Calgary decidiam a vaga de Alberta (um percursor do atual Al Clasico entre Eddies e Cavs), Hamilton e Missisauga disputavam a outra vaga em Ontario. A seguir, veja a classificação final da liga no momento do abandono de Nationals e Inter. Em negrito, as equipes que avançaram a fase final:

1 Edmonton Eagles......17 pontos
2 Hamilton Steelers......12 pontos
3 Inter Montréal...........11 pontos
4 Missisauga Croatia.....09 pontos
5 Calgary Mustangs......08 pontos
6 Toronto Nationals......05 pontos

Com duas vitórias por 2x1, os Eagles supereraram os Mustangs sem a necessidade de um terceiro confronto, enquanto o Croatia até largou na frente ao bater os Steelers por 3-2, porém após vitórias de 4-1 e 2-0 a favor do time de Hamilton, os açoeiros avançaram a grande finalíssima, disputada em 1º de agosto no Clarke Stadium (atual casa do FC Edmonton). Com a vantagem de decidir em casa, os Eagles se sagraram como os primeiros campeões canadenses ao vencerem o Hamilton Steelers por 2-0, gols de John Connor e Carlos Rivas. O iugoslavo Dubravko Ledic foi eleito o melhor jogador da competição, enquanto um novato Randy Samuel foi eleito revelação e melhor atleta canadense do torneio. A artilharia ficou dividida entre Ross Ongaro e Hans Kraay Jr. ambos com 6 gols cada. Todos os jogadores citados pertenciam ao campeão Edmonton Eagles.

Após o final da temporada, a liga anunciou o fim de suas atividades e como consequência, praticamente todos os clubes também fecharam as portas com exceção do Hamilton Steelers e do Missisauga Croatia, que voltou a operar como "Toronto Croatia". A breve história do campeonato é contada no livro 73 Days - The Story of the Canadian Professional Soccer League 1983 e pode ser encontrado facilmente a venda na internet. Com o fim da CPSL, o Canadá ainda teve duas competições com status de "D1". A Canadian Soccer League, que surgiu logo após a participação canadense na Copa do Mundo de 1986 e durou entre 1987 e 1992; e a atual Canadian Premier League, que é disputada desde 2019.


Share on Google Plus

About Diego C. Dantas

0 comentários:

Postar um comentário