Histórias: Frank Yallop

Frank Walter Yallop foi um defensor canadense, que jogou maior parte de sua carreira no Ipswich Town, da Inglaterra, e posteriormente jogou nos primórdios da Major League Soccer, dos EUA.

Yallop nasceu em Watford, na Inglaterra, no ano de 1964, e viveu a infância lá, até que seu pai decidiu ir morar com seu irmão em Vancouver, levando sua esposa e seus filhos para o Canadá em 1974. Yallop continuou jogando futebol no Canadá, até que um dia um olheiro do Ipswich Town o convidou a fazer testes na equipe britânica. Em 1983, Yallop assinou com o Ipswich profissionalmente, ficando no clube até 1996. No time, ele chegou a jogar junto de seu compatriota canadense Craig Forrest, jogando 385 jogos e marcando 8 gols. Ele fez parte do time do Ipswich que foi rebaixado da Primeira Divisão em 1986, e do time que foi promovido seis anos depois para a nova FA Premier League, onde o Ipswich permaneceu por três anos antes de ser rebaixado novamente. Yallop permaneceu no clube por mais uma temporada depois disso. Um de seus oito gols para o Town veio em fevereiro de 1993, quando eles bateram o favorito ao título da Premier League, o Manchester United por 2 a 1 em Portman Road, um resultado que fez o Ipswich ocupar o quarto lugar na liga e despertar esperanças de uma corrida tardia ao título, mas, em vez disso, seguiu-se uma queda estratosférica da equipe e o Ipswich terminou em 16º. Em 1995, Yallop foi emprestado por pouco tempo ao Blackpool, porém não teve muito tempo para jogar na equipe. Pelo Ipswich Town, Yallop foi campeão da Segunda Divisão inglesa em 1992, seu único titulo no clube.

Yallop em campo pelo Ipswich Town
Foto: Divulgação/Premier League

Em 1996, Yallop voltou a América do Norte, onde assinou com a MLS e participou do primeiro draft da liga, sendo a 57ª escolha no geral, selecionado pelo Tampa Bay Munity. Depois de três temporadas com o Munity, nas quais foi titular em praticamente todas as partidas, Yallop se aposentou do futebol profissional no final da temporada de 1998. Pelo Munity, Yallop conquistou a Supporter's Shield em 1996. 

Perdendo a única participação do Canadá em Copas, na Copa do Mundo de 1986, Yallop só fez sua estreia pela Seleção Canadense aos 26 anos em uma partida do Campeonato Norte-Americano em maio de 1990 contra os Estados Unidos. Como esse jogo estranhamente não era oficial, sua verdadeira estreia veio alguns dias depois, no mesmo torneio contra o México. Ao todo, ele jogou 52 partidas pela seleção canadense, sem marcar gols. Ele representou o Canadá em 27 partidas de eliminatórias para a Copa do Mundo da FIFA. Sua última partida internacional foi em novembro de 1997, em uma partida de Eliminatórias para a Copa do Mundo contra a Costa Rica.

Pode se dizer que a carreira de futebolista do Yallop não foi das mais vitoriosas, porém sua grande fase no futebol veio sim como técnico. Yallop começou sua carreira de treinador em 1998 com a equipe US Project-40, levando a equipe em uma excursão de 5 jogos pela Inglaterra. Após a turnê, ele se tornou assistente técnico do Tampa Bay Mutiny. Em 2000, ele se tornou o assistente técnico chefe do D.C. United sob o comando de Thomas Rongen. Em 2001, Yallop foi nomeado técnico do San Jose Earthquakes, apenas dois dias antes do MLS SuperDraft. Durante a pré-temporada, Yallop adquiriu Jeff Agoos, Landon Donovan, Dwayne DeRosario, Manny Lagos, Ramiro Corrales e Ronnie Ekelund, além do treinador adjunto Dominic Kinnear. Em seu primeiro ano, Yallop liderou o San Jose Earthquakes em sua primeira MLS Cup, com Yallop sendo nomeado o Treinador do Ano da MLS em 2001. Em 2002 Yallop conquistou o bicampeonato da MLS Cup com o Earthquakes. Em 16 de dezembro de 2003, foi anunciado que Yallop se tornaria o técnico da Seleção Canadense a partir de 1º de janeiro do ano seguinte, ficando no comando da CANMNT até 2006. Em 2005, ele foi indicado para o Hall da Fama do Futebol Canadense. 

Foto: Divulgação/MLS Soccer

Em 7 de junho de 2006, Yallop renunciou ao cargo de técnico da seleção masculina canadense de futebol, ao ser anunciado como o novo técnico do Los Angeles Galaxy. O Galaxy, que contratou o famoso astro inglês David Beckham sob Yallop, não conseguiu se classificar para os play-offs em 2007, embora Yallop tenha sido defendido por sua parte nisso, com o atacante Alan Gordon, que jogou no Galaxy 2007, afirmando "Não teve nada a ver com Frank. Tivemos 11 caras entrando e saindo de lá em alguns meses. Não tínhamos química de equipe. Tínhamos um monte de indivíduos tentando se segurar e tirar o melhor proveito." Em 4 de novembro de 2007, foi revelado que Yallop estava sendo dispensado de seu contrato com o Galaxy para se tornar o técnico do San Jose Earthquakes mais uma vez para a temporada de 2008, com o holandês Ruud Gullit em seu lugar. Yallop liderou a nova era dos Earthquakes por cinco temporadas e meia antes de se separar do clube em 7 de junho de 2013. Ele levou o clube a duas aparições nos playoffs (2010, 2012) e a conquista do Supporter's Shields de 2012, voltando a ser nomeado técnico do ano da MLS no mesmo ano. Suas 126 vitórias combinadas em duas passagens pelo clube foram as maiores da história da equipe até 2015.

Foto: El Tiempo Las Vegas

Em outubro de 2013, Yallop foi nomeado o novo treinador e diretor de futebol do Chicago Fire. Depois de quase duas temporadas ruins com resultados na parte inferior da tabela de conferência ou perto dela, Yallop foi demitido em 20 de setembro de 2015. Desde então Yallop não teve mais trabalhos na MLS, fazendo atualmente carreira na USL, onde já passou pelo Phoenix Rising, pelo Fresno FC e atualmente está no Las Vegas Lights.


Share on Google Plus

About Luiz Jardel

0 comentários:

Postar um comentário