#GuiaCPL2019


Bem vindos ao guia da Canadian Premier League 2019, a nova liga profissional canadense terá seu pontapé inicial neste sábado no Tim Hortons Field e você já sabe onde pode encontrar todas as informações em língua portuguesa durante a temporada! Preparamos esse guia para que você possa ficar por dentro de tudo.

A liga será disputada no famoso formato Apertura e Clausura, mas com outros nomes, Spring e Fall. Na Spring Season serão 10 rodadas e na Fall 18, o time com mais pontos em cada fase irá disputar a grande final da Canadian Premier League.

Clubes: 7
Período da Spring Season: 27/4/2019 a 1/7/2019
Período da Fall Season: 6/7/2019 a 19/10/2019
Final da CanPL: Data a ser definida

Transmissão para o Brasil: OneSoccer (stream)





Clique no escudo do time para abrir a página do guia de cada um deles. E como extra tem um guia do Ottawa Fury na temporada 2019 da USL Championship.





Resultado de imagem para oliver minatel cavalry
Oliver Minatel, primeiro jogador brasileiro da CPL (Foto: Reprodução/Twitter)
Entrevistamos Oliver Minatel, atacante do Cavalry FC e o primeiro jogador brasileiro da história da Canadian Premier League. Confira:

Você é o primeiro e único jogador brasileiro da CPL, espera que mais brasileiros assinem com os clubes nos próximos anos?

"Estou muito feliz de ser o primeiro brasileiro a estar atuando na liga canadense, espero fazer uma boa temporada para abrir portas para mais brasileiros estarem vindo no futuro também. E tenho certeza que no futuro a liga vai estar mais consolidada, com mais times e mais brasileiros vão estar vindo para cá, como já acontece nos Estados Unidos que já tem bastante brasileiro jogando lá."

Como você descreve seu estilo de jogo?

"Eu sou um atacante de bastante movimentação posso jogar em qualquer uma das posições de ataque, seja de referência ou na linha de trás, nas beiradas ou centralizado."

Você foi artilheiro do Ottawa Fury na sua passagem por lá, conte nos mais sobre essa sua experiència no futebol canadense.

"Eu tive dois anos muito bons em Ottawa, fiz 46 jogos e 11 gols nessa minha passagem por lá. Em 2015 a gente foi campeão do Clausura, que seria o Fall Season na NASL, que na época era o segundo campeonato mais forte na América do Norte, só atrás da MLS. Então foi bom, foi uma experiência bacana, um clube com uma estrutura muito boa e tínhamos um grupo muito bom, então foi uma experiência que fica marcada positivamente para mim. E espero ter uma boa temporada aqui em Calgary agora."

A importância da CPL para o futebol canadense é enorme, você que já jogou dois anos no Canadá, como se sente em fazer parte desse momento tão especial para o país?

"O país está mobilizado com essa liga, está tendo muito apoio tanto da imprensa como dos próprios jogadores, vários canadenses voltando para estar atuando nessa liga. Então é realmente um momento especial e eu me sinto honrado de ser um dos estrangeiros, já que só podem sete por time, e estar podendo ajudar o crescimento do futebol no Canadá. Então, estou feliz e animado para essa temporada."

Qual é sua expectativa particular e para o clube nessa temporada? Tem alguma meta como um número de gols que pretende marcar?

"A nossa expectativa sem dúvida é entrar para ser campeão logo no primeiro ano, acho que todo mundo começa no mesmo nível, não tem nenhuma equipe em vantagem. E particularmente espero fazer uma boa temporada, fazendo vários gols e dando assistências, estando sempre disponível para jogar e ajudar o time."






Conheça os nove melhores jogadores da Canadian Premier League (não está em uma ordem).



Quem são os jovens jogadores da liga com maior potencial e que devemos ficar de olho na temporada? Confira:

 


A Concacaf League é uma competição continental disputada entre 22 equipes da América Central, Caribe e Canadá. É a segunda principal competição de clubes da Concacaf e funciona como uma espécie de qualificatório para a Concacaf Champions League. Os melhores times da América Central, Caribe e o campeão da CPL disputarão o torneio que classifica 6 times para a ConcaChampions do ano seguinte.

O campeão da Canadian Championship, a Copa do Canadá, continua recebendo vaga direta a CCL. Na edição da CL 2019 não terá campeão da CPL para disputá-la, então a Canada Soccer montou uma espécie de qualificatório entre os três times mais antigos da CPL que será disputado dentro da liga, para qualificar um time a Concacaf League de 2019.

Durante a CPL esses jogos da Spring Season valerão também para classificar um time a CL:

4 de Maio - Valour FC x FC Edmonton
16 de Maio - Valour FC x Forge FC
29 de Maio - Forge FC x FC Edmonton
1 de Junho - FC Edmonton x Valour FC
15 de Junho - Forge FC x Valour FC
26 de Junho - FC Edmonton x Forge FC

O time que mais pontuar nessas partidas ganhará a vaga para a competição continental desse ano. A partir da edição da CL de 2020, o campeão da Canadian Premier League receberá a vaga.

A CPL contará com três ou duas novas equipes em 2020, ainda não estão definidas, mas algumas cidades estão a frente das 19 que estão interessadas em entrar nos próximos anos. Confira quais são as favoritas e como está a situação delas.


Laval, Québec

A grande favorita para receber um time na CPL ano que vem, principalmente devido a prioridade da liga em colocar um time no Québec. A equipe será presidida pelo ex-jogador canadense Alex Bunbury, que em seu projeto quer que seu clube tenha a melhor categoria de base entre todos os clubes do Canadá.

Laval é o principal subúrbio na Grande Montréal e a terceira maior cidade do Québec, com uma população de 422.993.

Durham Region, Ontario

Surpreendentemente a Região de Durham na Grande Toronto vem tomando força para ter um time em 2020 na liga e ao que tudo indica teremos um segundo time na Grande Toronto ao lado do York9 FC. Rumores ligam a possível nova equipe a MLSE (Maple Leaf Sports & Entertainment), empresa dona do Toronto FC da MLS.

Durham fica exatamente ao lado da cidade de Toronto e tem uma população de 645.862.

Ottawa, Ontario

A capital do Canadá está na disputa para receber um time na liga, já que a liga acredita ser muito importante entrar no mercado de Ottawa. A CPL ainda sonha com o Ottawa Fury, mas as conversas entre clube e liga estão esfriando, por isso a liga tem mantido conversas com um grupo de investidores interessado em criar outro clube na cidade para disputar a CPL, o que poderia ser fatal ao Fury.

Ottawa é a capital e a quarta maior cidade do Canadá, com uma população de 964.743.

Saskatoon, Saskatchewan

No início a expectativa de um time em Saskatchewan era que fosse em Regina, que já tem o belíssimo Mosaic Stadium, casa dos Roughriders na Canadian Football League, mas a falta do interesse da franquia em um time da CPL fez Saskatoon liderar a corrida por um time na província. E desde então a cidade vem tomando as rédeas na disputa para ter um time na liga e sempre sendo colocada como favorita. Saskatchewan é um importante mercado para a CPL e sem dúvida vão querer ter um time lá. 

Saskatoon é a maior cidade de Saskatchewan com uma população de 295.095.

Kelowna, British Columbia

A província de British Columbia tem um interesse muito grande de ter outro time na CPL além do Pacific FC na capital Victoria. A expectativa era de um time em Surrey ou Fraser Valley, porém a dificuldade deles para conseguir um estádio fez Kelowna surgir como a principal favorita para o segundo time de BC na liga e virar uma das principais favoritas para ter um time já em 2020.

Kelowna é a maior cidade que não está na costa do Pacífico na British Columbia, com uma população de 194.882.

Share on Google Plus

About Lucas Brito

0 comentários:

Postar um comentário