O Toronto FC, única franquia canadense que conquistou a MLS, em 2017, marcada por sempre montar times com muito talento e experiência, vem com uma filosofia nova para essa MLS, após anos investindo forte em contratações, resolveu investir nos seus talentos de casa e no time base que disputou a última MLS. A equipe que agora é comandada pelo ex-Técnico do New York Red Bulls, Chris Armas, ainda não chegou a fazer contratações para essa temporada, e conta com uma equipe bastante rejuvenescida.
Em 2020 o Toronto fez uma boa temporada regular, sendo a segunda melhor equipe da fase, e conseguindo se qualificar para a Canadian Championship no formato reduzido que teve de ser improvisado para a situação em que o mundo do futebol se encontrava, garantindo inclusive o prêmio de MVP da temporada para seu principal jogador, Alejandro Pozuelo. Porém nos playoffs acabou sendo eliminado de cara, com uma derrota amarga, com placar simples, para o Nashville SC. O que acarretou a saída de seu treinador de longa data, Greg Vanney, que rumou a Los Angeles para treinar o LA Galaxy.
A Temporada do Toronto já começou com uma bela classificação na primeira fase da Concacaf Champions League, vencendo a equipe atual campeã do Campeonato Mexicano, o Club León. A equipe canadense não contou com alguns de seus principais jogadores e mesmo assim bateu os campeões mexicanos com boas atuações de suas jovens promessas. Na MLS o Toronto vai estrear no dia 17, enfrentando seus rivais do CF Montreal, na Flórida, lugar onde as duas equipes estão baseadas para a disputa desta MLS. Com essa reformulação em sua estratégia de mercado e investimentos, veremos do que será feita a temporada de 2021 para o Toronto.
QUEM CHEGA?
|
Noble Okello em trial no Wolfsburg, da Alemanha. Foto: Divulgação/Soc Takes
|
Como já dito anteriormente, o Toronto até o momento reformulou sua estratégia de mercado, não fez nenhuma contratação e investiu em talento de casa. O fracasso dos playoffs do último ano não foram de bom grado, mas a confiança nos líderes do elenco continua, e espera que eles guiem a nova geração do Toronto ao sucesso.
Com isso, suas joias ganharam espaço na equipe principal, e se espera que com sua evolução, possam liderar o Toronto a uma temporada de maior sucesso que a última. Uma dessas joias é o médio Noble Okello, jogador de origem ugandense, está no Toronto desde 2012 e é uma das maiores promessas do futebol canadense. Okello estava emprestado para o Koge, da Dinamarca, e já tem convocações para a seleção principal do Canadá no seu currículo, tendo participado do elenco canadense na Gold Cup de 2019, e jogado dois amistosos em Janeiro de 2020.
Julian Dunn (Zagueiro) - Fim de empréstimo
Jordan Peruzza (Atacante) - Fim de empréstimo
Noble Okello (Meio-campista) - Fim de empréstimo
QUEM SAI?
|
Pablo Piatti em sua apresentação no Toronto FC Foto: Divulgação/Toronto FC |
Pode-se dizer que a passagem de Pablo Piatti pelo Toronto FC não foi das melhores, e não foi mesmo, o jogador sofreu uma lesão em sua chegada a equipe e só veio estrear no MLS is Back, com poucos jogos e poucas participações efetivas, acabou a temporada em baixa e por isso a equipe preferiu não estender seu contrato, com isso ele deixou o Toronto rumo ao Elche da Espanha. O Toronto acabou perdendo também o veterano Laurent Ciman, zagueiro belga que escolheu pendurar suas chuteiras e deixou sua carreira de futebolista.
Pablo Piatti – Elche/ESP
Rocco Romeo – HB Koge/DIN
Tony Gallacher – Liverpool sub-23 – Fim de empréstimo
Laurent Ciman – Aposentadoria
UNIÃO DE EXPERIÊNCIA, JUVENTUDE E TALENTO
Time base: Bono; Laryea, Gonzalez, Mavinga, Auro; Bradley, Osorio; Shaffelburg, Pozuelo, Akinola, Altidore; (4-2-3-1) Treinador: Chris Armas (Estados Unidos)
O Toronto FC manteve seu time titular praticamente completo, o que pode ser um ponto positivo muito valioso por causa do entrosamento, com a juventude de Shaffelburg e Akinola no ataque, o Toronto tem um potencial de letalidade enorme em mãos. Vão depender muito do a situação de Altidore, que há um tempo vem sofrendo com lesões e muitas vezes está aquém do que se espera dele.
Caso os experientes lideres de equipe deixem a desejar, jovens como Jayden Nelson, Liam Fraser, Noble Okello e Jahkeele Marshall-Rutty podem entrar na equipe e fazer a diferença. Talvez a geração mais talentosa que o futebol canadense já produziu habita nas raízes do Toronto FC em abundância, o que de inúmeras formas pode ser um trunfo extremamente valioso para a franquia.
OS CANADENSES DO TORONTO FC
|
(Foto: Matthew Smith/MLS) |
Canadenses no elenco: - Defensores
- Julian Dunn
- Richie Laryea
- Meio-campo
- Noble Okello
- Ralph Priso
- Jonathan Osorio
- Liam Fraser
- Atacantes
- Jayden Nelson
- Ayo Akinola
- Jacob Shaffelburg
- Jordan Perruzza
- Jahkeele Marshall-Rutty
O Toronto FC conta com 11 jogadores canadenses no seu elenco, que juntos somam 52 jogos e 7 gols pela seleção principal do Canadá, sendo Jonathan Osorio o mais veterano e principal jogador a contribuir com esses números, vestindo a camisa da CanMNT desde 2013, entrando em campo em 34 oportunidades e marcando 5 gols. Contando com o lateral direito titular da seleção canadense, Richie Laryea, e também o segundo jogador mais jovem a marcar pela seleção principal canadense, Jayden Nelson.
O canadense que devemos ficar de olho em 2021 no Toronto FC é Jacob Shaffelburg, jovem de 21 anos, natural de Halifax, NS. Shaffelburg está na equipe principal do Toronto desde 2019, quando estreou na Concacaf Champions League, e posteriormente estreando na MLS no mesmo ano. Rapidamente chamou a atenção por sua velocidade e habilidade, o que lhe rendeu uma chamada a seleção principal do Canadá no começo de 2020. Jacob começou a temporada de 2021 como titular, e se espera que tenha continuidade na equipe principal do Toronto até o final da temporada. Também podemos destacar o médio Jonathan Osorio, sendo um dos líderes do elenco, principal nome, junto a Giovinco, do Toronto na campanha do vice-campeonato continental do Toronto em 2018, sendo o artilheiro daquela edição, Osorio vem pra liderar essa nova geração de canadenses do Toronto FC.
|
Jacob Shaffelburg em campo pelo Toronto FC II. Foto: Divulgação/The Chronicle Herald |
PALPITE CANPL BRASIL
2º Lugar da Conferência Leste. Um elenco absurdamente talentoso, com um histórico de problemas com lesões e que ainda tem uma vaga de DP aberta... Mesmo se não for preencher essa vaga de DP disponível, o Toronto tem tudo para almejar e disputar o primeiro lugar da sua conferência. Pode continuar sofrendo com lesões durante toda a temporada, mas um elenco forte serve para suprir esses problemas. Já nos playoffs é outra história, mas a expectativa em cima do Toronto FC continua no topo.
0 comentários:
Postar um comentário