Seleção canadense em mundiais da FIFA: parte 3

Alô amigos da Canadian Premier League Brasil! Depois de falarmos sobre a presença canadense na Copa do Mundo de 1986 e no mundial de futsal de 1989, chegou a hora de falarmos sobre a melhor campanha canadense entre seleções adultas da FIFA nas competições masculinas: A Copa do Mundo de 2006, que no caso seria a de futebol de praia, sediada no Brasil.


A Copa do Mundo de Futebol de Areia da FIFA Rio de Janeiro 2006. Foto: Divulgação/FIFA


Para se qualificar ao certame sediado nas praias do Rio de Janeiro, o Canadá precisou o campeonato classificatório da Concacaf junto de Jamaica, Estados Unidos, México e a Costa Rica, que foi país-sede da disputa. O regulamento previa uma competição de pontos corridos, todas as equipes se enfrentavam em turno único e ao final, campeão e vice da disputa tinham a vaga assegurada ao mundial e o Canadá conseguiu a segunda vaga ao terminar o classificatório com 3 vitórias e uma única derrota diante dos Estados Unidos, na partida de estréia. Vale lembrar que no beach soccer em caso de empate, a partida vai diretamente para um tempo extra e persistindo a igualdade, decisão por pênaltis, garantindo dois pontos para o vencedor e um ponto para o perdedor.

No sorteio de grupos, os Canucks da praia ficaram no Grupo B, junto de Irã, França e Espanha, que dá pra considerar a época um verdadeiro grupo da morte, uma vez que o Irã é um dos países asiáticos mais fortes na modalidade, a Espanha contava com o talento de Ramiro Amarelle e a França, que terminou aquela edição com o terceiro lugar geral, dispensava comentários.

Seleção canadense em foto posada antes da estréia contra o Irã.
Em pé: Damir Jesic, Kyle Yamada, Paul Dhaliwal, Greg Bonar, Angelo Sestito, Sipho Sibiya e Kurt Bosch.
Agaichados: Ian Diaz, Eric Muñoz, Chris Lemire, Kyt Selaidopoulos e Jason Miniaci. Foto: Ricardo Ayres/FIFA


O Canadá estreou contra o Irã em 3 de dezembro de 2006 sob o famigerado "sol do meio dia" e diferentemente das estreias da Copa de 1986 e 1989 no futsal, os Canucks começaram a competição triunfando! Após o empate por 6x6 no tempo normal, Sibiya converteu, enquanto Ahmadzadeh desperdiçou a penalidade para o Irã. Na partida seguinte, a França não tomou conhecimento do Canadá e venceu por um placar sonoro de 8x1, o que fez com que o Canadá precisasse da vitória na última rodada contra a Espanha.

Enquanto o Canadá tinha os dois pontos devido a vitória nos pênaltis contra o Irã, a conhecida La Furia perdera na estréia para os franceses por 7x4 mas bateu os iranianos por 6x1, ou seja confronto direto na última rodada da fase de grupos para definir a segunda vaga do grupo, uma vez que a França já disparava na liderança. Em 7 de dezembro de 2006, já no fim da tarde, canadenses e espanhóis decidiram quem avançaria de fase no mundial e o Canadá foi superior: vitória por 4x0 com gols de Sibiya, Yamada e Selaidopoulos indo às redes em duas oportunidades. Foi a primeira vez que o Canadá passou de fase em um torneio FIFA, se considerarmos apenas as seleções adultas masculinas.


Selaidopoulos celebra um de seus gols na goleada sobre a Espanha. Foto: Ricardo Moraes/FIFA

 

Por ser o segundo colocado do Grupo B, o Canadá enfrentou o Brasil (primeiro do Grupo A) no chaveamento do mata-mata. Desta vez, o Canadá não foi capaz de superar os donos da casa e acabou eliminado por sonoros 12x1, com direito a hat-trick de Benjamin e Junior Negão, sendo o tento canadense marcado por Sipho Sibiya. Na classificação geral, o Canadá terminou no 7º lugar, ficando à frente de equipes como Japão, Espanha e Estados Unidos, seleções que se classificam ao mundial de beach soccer com mais frequência.

Depois de 2006, o Canadá jamais disputou a Copa do Mundo da categoria, tendo feito campanhas nas eliminatórias de medianas para ruins ou as vezes sequer entrou na disputa, com destaque para as edições de 2009 - que contou com remanescentes de 2006 - e 2010, ao terminar na quinta colocação em ambas.
Share on Google Plus

About Diego C. Dantas

0 comentários:

Postar um comentário